domingo, 21 de abril de 2013

MODELO DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 8º ANO



AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA –  8º ANO


OBJETIVOS

CONTEÚDOS

·         Retirar informações implícitas e explícitas de textos;
·         Distinguir tipos de textos;
·         Identificar e distinguir Classes Gramaticais
·         Empregar Regras Ortográficas
·         Empregar regras de Acentuação Gráfica
·         Identificar Funções da Linguagem




·         Leitura e interpretação de textos
·         Gêneros Textuais
·         Conjunções Coordenadas
·         Ortografia
·         Acentuação Gráfica
·         Reforma Ortográfica
·         Funções da Linguagem
·         Fonética






1)(0,50) Observe o texto abaixo:









A Função da Linguagem predominante neste anúncio publicitário é:
a) Referencial             b) Conativa ou Apelativa
c) Fática                      d) Metalinguagem
2) (0,50)Assinale a alternativa em que há incoerência.
a)Em todas as gerações, os jovens criaram gírias para que os mais velhos não pudessem entendê-los. A gíria é também uma maneira de sentir-se parte de um grupo, algo muito importante para os adolescentes.
b)Nos últimos 500 anos, o português usado no Brasil desenvolveu-se de forma distinta do idioma falado em Portugal. Isso não quer dizer que os brasileiros falem errado. Falam de acordo com uma gramática brasileira.
c)À medida que as pessoas começaram a usar o e-mail em vez de falar pessoalmente ou pegar o telefone, os mal-entendidos foram se multiplicando. Isso aconteceu porque muita gente que usa a internet não estava habituada a escrever antes do surgimento dela.
d)O governo brasileiro deveria tomar medidas para proteger os idiomas dos índios da Amazônia. Pois, se não há mais resquícios da sociedade indígena, se eles  estão numa favela bebendo cachaça o dia inteiro, seria mais útil ensinar a eles o português, para ajudá-los a conseguir um emprego.
                             As Mãos
“Que semelhança mais perfeita existe entre nossas duas mãos! E, no entanto, que impressionante desigualdade! Para a mão direita vão as honras, as designações lisonjeiras, as prerrogativas: ela age, ordena e toma. A mão esquerda, ao contrário, é desprezada e reduzida ao papel de uma humilde auxiliar: sozinha nada pode fazer; ela ajuda, ela apoia, ela segura.
A mão direita é o símbolo e o modelo de toda a aristocracia; a mão esquerda, de todas as pessoas comuns. Quais são os títulos de nobreza da mão direita? De onde vem a servidão da esquerda?”HERTZ, Robert. *Adaptado: Reforma Ortográfica. (P07009CG_SUP)
3) (0,50) De acordo com o texto, é feita uma atribuição à mão esquerda, quando se diz que ela
A)age.       B)ordena.           C)toma.     D) apoia.
4) (0,50)Assinale a alternativa em que a função  apelativa da linguagem é a que prevalece:
a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim… sem fim…
b) “Não discuto com o destino o que pintar eu assino.”
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse grande mestre.

5) (0,50) A função de linguagem predominante é:
a) apelativa    b) fática   c) referencial   d) poética
6) (0,50)Os versos “Peguemo toda as nossas coisa/ e fumos pro meio da rua/ apreciá a  demolição...”,na linguagem formal, estariam adequados se fossem escritos:
A) “Peguemos toda as nossas coisas e fumos pro meio da rua apreciá a demolição...”.
B) “Peguemos toda as nossas coisa e fumos para o meio da rua apreciá a demolição...”.
C) “Pegamos todas as nossas coisas e fomos para o meio da rua apreciar a demolição...”.
D) “Pegamos toda as nossas coisa e fomos pro meio da rua apreciá a demolição...”.
 Revolução Francesa 
É o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799[1], alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 de brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo[2] e da Independência Americana (1776). Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.Wikipédia
7) (0,50) Tomando como base o texto acima,podemos afirmar  que a Revolução Francesa é um fato histórico e político do século:
a) XV         b) XVII           c) XVIII          d) XIX
O Vôo

Sinopse e detalhes

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.adorocinema.com
8) (0,50) Retire do texto, acima, a única palavra  que  foi alterada com o Novo Acordo Ortográfico:
_________________________________________.
10) (2,0)Classifique as conjunções destacadas abaixo, usando este código: (a) aditiva (b) adversativa (c) conclusiva (d) alternativa
1. Vamos sair e tomar um lanche. ( )
2. Tentei chegar mais cedo mas não consegui. ( )
3. Ele conhece bem este assunto, no entanto ficou nervoso e errou muitas respostas. ( ) ( )
4. Você fez um excelente trabalho; portanto, merece nota máxima. ( )
5. Ele não foi á reunião nem mandou um representante. ( )
6. Somos amigos, logo devemos nos ajudar uns aos outros. ( )
7. No recreio, as crianças costumam brincar no jardim ou correr pelo pátio. ( )
8. Ele não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório final. ( )
9. Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. ( )
10. Ou saio eu, ou sai ele desta sala. ( )
11)  (1,0) Preencha com “MAS” ou” MAIS” as lacunas abaixo:
a) A sociedade moderna está confusa,_____ procura compreender o papel do trabalho na vida do indivíduo.
b) É preciso analisar as complexidades de forma_____ ampla.
c) O trabalhador moderno procura atividades_____ significativas.
d) As pessoas não só buscam respeito,____ também reconhecimento pelo trabalho.
12(1,0)  Copa das Confederações
A Copa das Confederações ou Taça das Confederações (Confederations Cup em inglês) é um torneio futebolístico organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países.
A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992 sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coreia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002, e este precedente foi repetido em Junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005. O mesmo ocorre no ano de 2009, em que a sede da Copa das Confederações é a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo de 2010. Isto vale também para o Brasil, anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014 e assim por diante.Wikipédia
Retire do texto acima,respectivamente,  01(uma) palavra proparoxítona,02 (duas)palavras paroxítonas,02(dois) ditongos e 01 (um hiato):
________________________________________________________________________________________________________________.
A importância de uma alimentação saudável  
 A alimentação saudável é mais do que apenas comer vegetais e frutas. O corpo precisa de uma pouco de tudo para ter equilíbrio. Os nutrientes tem um papel essencial na saúde. Eles têm funções específicas no organismo e estão contidos em cada alimento. Esta é a diferença entre alimentar-se e nutrir, pois determinados alimentos não contêm simplesmente nutrientes e calorias.
                  Novos estudos reforçam cada vez mais a importância dos alimentos funcionais para uma vida saudável e a boa notícia é que as frutas estão entre os principais objetos de atenção dos pesquisadores. Poderosas, elas são capazes de proteger células contra processos degenerativos e de envelhecimento, prevenir uma lista de doenças, revitalizar sistemas inteiros, devolver energia ao seu corpo.   Atualmente, os brasileiros enfrentam o aumento de doenças crônicas degenerativas, devido a um estilo de vida desequilibrado, que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo. Especialistas afirmam que o consumo regular de alimentos funcionais, como as frutas, pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas enfermidades. A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida — e, claro, na falta dela.  webquestescolaBR
13)(2,0) Retire do texto,acima, 03(três) palavras que receberam acento tônico e justifique as regras empregadas:
______________________________________________________________________________________________________________.
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que  plantamos."(Provérbios).Boa Avaliação!!!


3 comentários: