sábado, 20 de abril de 2013

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - 9º ANO



LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 9º ANO

O futuro da Terra
1 O homem é o único ser vivo que conseguiu alterar a face da Terra. Com suas poderosas
2 ferramentas, sua tecnologia, transformou bosques e pradarias em fazendas, represou rios
3 e criou lagos, drenou pântanos e alagados, cortou montanhas com estradas e túneis.
4 Mas alguns de seus esforços para transformar este mundo num lugar mais confortável
5 tiveram efeitos maléficos.
6 A poluição do ar e da água nos ensina uma dura lição. Diariamente, só nos Estados
7 Unidos, mais de 250 000 toneladas de gases são expelidos por veículos a motor. Este
8 total, acrescido da poluição industrial e doméstica e das queimas de lixo, atinge a fan-
9 tástica quantidade de 150 milhões de toneladas de poluentes lançados ao ar a cada
10 ano. Em determinadas condições atmosféricas, grandes cidades ficam cobertas de fu-
11 maças nocivas, demonstrando o grau que a poluição atmosférica alcançou.
12 A poluição da água é igualmente aterradora. Litorais inteiros estão abarrotados de
13 detritos flutuantes e as praias enegrecidas por glóbulos aderentes de óleo. Grandes faixas
14 oleosas foram descobertas flutuando em meio ao oceano.
15 Embora o lixo gerado pelo homem ameace engolfá-lo, outras mudanças, menos
16 drásticas, mas igualmente perigosas ao ambiente, são provocadas pelos esforços de
17 produção de alimentos e exploração dos recursos naturais. Os inseticidas e pesticidas
18 já envenenaram desnecessariamente muitos animais, perturbando ainda todo o equi-
19 líbrio natural entre a caça e os predadores. A agricultura mal executada, excesso de gado
20 nas pastagens, desmatamento descontrolado e a abertura de minas já arruinaram milhares
21 de alqueires de solo, permitindo que a erosão rapidamente transformasse terras férteis
22 em desertos. Muitas espécies animais desapareceram, vítimas do progresso. Desde o
23 século XVII até hoje, mais de cem espécies de animais foram impiedosamente extermi-
24 nadas. O tordo e o pombo selvagem norte-americano desapareceram. Atualmente,
25 baleias, jacarés e muitos dos grandes felinos caminham para a extinção.
26 O lado negativo da atividade do homem, por mais assustador que pareça, não deve
27 levar ao desespero. É, antes, um aviso: ter muito cuidado na caminhada para o futuro.
(O planeta terra. São Paulo: Abril, 1979. P. 44-45)

01. Após a leitura, podemos afirmar que o texto “O futuro da Terra”
a) narra os efeitos das ações, boas ou maléficas, do ser humano sobre o meio ambiente.
b) expõe o pensamento do autor de que é bom que o homem se desespere com suas
ações.
c) descreve apenas o prejuízo causado à Terra pela tecnologia do ser humano.
d) expõe o lado negativo da ação do ser humano sobre o meio ambiente.

02. Leia:
“A poluição do ar e da água nos ensina uma dura lição.” (L. 6)
De acordo com o texto, o termo sublinhado pode ser substituído, mantendo o mesmo
sentido por
a) injusta.
b) sólida.
c) grave.
d) fácil.

03. De acordo com o texto, podemos afirmar que
a) o ser humano transformou a terra em um hábitat confortável e a tornou irremediavelmente hostil e imprópria somente para outros seres vivos.
b) o ser humano é o único ser que conseguiu tornar a Terra mais confortável sem causar danos ao meio ambiente.
c) para tornar a Terra um hábitat mais confortável, o ser humano planejou cuidadosamente suas ações.
d) o ser humano transformou a Terra em um lugar confortável, mas vem causando danos ao meio ambiente.

04. Leia:
“Embora o lixo gerado pelo homem ameace engolfá-lo, outras mudanças, menos drásticas, mas igualmente perigosas ao ambiente, são provocadas pelos esforços de produção de alimentos e exploração dos recursos naturais. Os inseticidas e pesticidas já envenenaram desnecessariamente muitos animais, perturbando ainda todo o equilíbrio natural entre a caça e os predadores.” (L. 15-19)
De acordo com o trecho destacado e a leitura do texto, podemos afirmar que
a) o uso de inseticidas e pesticidas é consequência do esforço em relação à produção de alimento.
b) o uso de inseticidas e pesticidas não causa mudanças ao meio ambiente.
c) o uso de inseticidas e pesticidas é necessário para a produção de alimento.
d) o uso de inseticidas e pesticidas acarreta mudança mais drástica ao planeta que o lixo gerado pelo homem.

05. Leia:
“É, antes, um aviso: ter muito cuidado na caminhada para o futuro.” (L. 27)
Os dois-pontos foram usados para indicar
a) uma explicação.
b) uma opinião.
c) uma enumeração.
d) uma citação.

06. O texto argumentativo que você acabou de ler apresenta alguns efeitos maléficos causados pelo homem na tentativa de transformar o mundo em um lugar mais confortável.
Assinale a opção que não indica efeito maléfico algum apresentado no texto.
a) Poluição do ar.
b) Poluição da água.
c) Uso de inseticida e pesticida.
d) Poluição sonora.

07. Leia:
“(...) A agricultura mal executada, excesso de gado nas pastagens, desmatamento descontrolado
e a abertura de minas já arruinaram milhares de alqueires de solo, permitindo que a erosão rapidamente transformasse terras férteis em desertos.” (L. 19-22)
De acordo com o trecho acima, pode-se concluir que
a) milhares de alqueires de solo estão se transformando em terras férteis sem a interferência
do homem.
b) as terras férteis precisam receber os efeitos da erosão.
c) agricultura mal executada, excesso de gado nas pastagens, desmatamento descontrolado
e a abertura de minas causam desgaste no solo.
d) os desertos são exclusivamente conseqüência do desmatamento.

08. Leia:

“Litorais inteiros estão abarrotados de detritos flutuantes e as praias enegrecidas por
glóbulos aderentes de óleo.” (L. 12-13)
De acordo com a leitura do texto, os termos sublinhados podem ser substituídos,
mantendo o mesmo sentido, por
a) inchados, imundície.
b) fartos, sedimentos.
c) impregnados, borra.
d) repletos, resíduos.
09. Leia:
Mas alguns de seus esforços para transformar este mundo num lugar mais confortável
tiveram efeitos maléficos.” (L. 4-5)
De acordo com a leitura do texto, o termo sublinhado tem como objetivo indicar
a) o motivo que levou o ser humano a modificar a face da terra – a sobrevivência
de sua espécie.
b) a contradição entre os benefícios e os malefícios gerados pelo ser humano.
c) o equilíbrio entre os benefícios e os malefícios gerados pelo ser humano.
d) o resultado da ação humana na face da Terra – torná-la mais confortável.

TEXTO 2

O Velho Lobo
1 Adoecera o lobo e, como não pudesse caçar, curtia na cama de palha a maior fome
2 de sua vida. Foi quando lhe apareceu a raposa.
3 — Bem-vinda seja, comadre! É o céu que a manda aqui. Estou morrendo de fome e
4 se alguém não me socorre, adeus, lobo!...
5 — Pois espere aí que já arranjo uma rica petisqueira — respondeu a raposa com
6 uma ideia na cabeça.
7 Saiu e foi para a montanha onde costumava pastar as ovelhas. Encontrou logo uma
8 desgarrada.
9 — Viva, anjinho! Que faz por aqui, tão inquieta? Está a tremer...
10 — É que me perdi e tremo de medo do lobo.
11 — Medo do lobo? Que bobagem! Pois ignora que o lobo já fez as pazes com o
12 rebanho?
13 — Que me diz?
14 — A verdade, filha. Venho da casa dele, onde conversamos muito tempo. O pobre
15 lobo está na agonia e arrependido da guerra que moveu às ovelhas. Pediu-me que
16 dissesse isto a vocês e as levasse lá, todas, a fim de selarem um pacto de reconciliação.
17 A ingênua ovelhinha pulou de alegria. Que sossego dali por diante, para ela e as
18 demais companheiras! Que bom viver assim, sem temor do lobo no coração!
19 Enternecida disse:
20 — Pois vou eu mesma selar o acordo.
21 Partiram. A raposa, à frente, conduziu-a a toca da fera. Entraram. Ao dar com o lobo
22 estirado no catre, a ovelhinha por um triz que não desmaiou de medo.
23 — Vamos — disse a raposa —, beije a pata do magnânimo senhor! Abrace-o, menina!
24 A inocente, vencendo o medo, dirigiu-se para o lobo e abraçou-o. E foi-se a ovelha!
...
23 Muito padecem os bons que julgam os outros por si.
(LOBATO, Monteiro. Fábulas. 29. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.)
10. De acordo com a leitura do texto, podemos concluir que
a) o inferno está cheio de boas intenções.
b) quem abraça o inimigo sela a paz.
c) é de grão em grão que a galinha enche o papo.
d) a ingenuidade é a mãe e o pai dos grandes erros.

11. Leia:
“A ingênua ovelhinha pulou de alegria. Que sossego dali por diante, para ela e as
demais companheiras! Que bom viver assim, sem temor do lobo no coração! “.
(L. 17-18)
As emoções expressas são sentidas pelo(a)
a) narrador onisciente.
b) personagem raposa.
c) personagem ovelha.
d) narrador personagem.
12. Leia:
“— Pois espere aí que já arranjo uma rica petisqueira” (L. 5)
De acordo com o trecho e a leitura do texto, o plano da raposa para conseguir comida
para o lobo era
a) atrair a presa até a toca do lobo.
b) entregar seu almoço ao lobo.
c) matar a ovelha e levá-la para o lobo.
d) caçar qualquer animal e levá-lo para o lobo.

13. Leia:
“— Viva, anjinho! Que faz por aqui, tão inquieta? Está a tremer...
— É que me perdi e tremo de medo do lobo.
— Medo do lobo? Que bobagem! Pois ignora que o lobo já fez as pazes com o
rebanho?” (L. 9-12)
O terceiro travessão indica a fala do(a)
a) narrador-observador.
b) raposa.
c) lobo.
d) ovelha.

14. Leia:
“— Medo do lobo? Que bobagem! Pois ignora que o lobo já fez as pazes com o rebanho?”
(L. 11-12)
De acordo com o texto, fazer as pazes com o rebanho significa que
a) o lobo pararia de brigar com as ovelhas por território.
b) lobo e o rebanho de ovelhas viveriam na mesma família.
c) o lobo não perseguiria mais as ovelhas para comê-las.
d) a ovelha pararia de provocar o lobo.

15. Leia:
“O pobre lobo está na agonia e arrependido da guerra que moveu às ovelhas. Pediu-me
que dissesse isto a vocês e as levasse lá, todas, a fim de selarem um pacto de
reconciliação.” (L. 14-16)
O termo sublinhado refere-se
a) ao arrependimento do lobo em ter perseguido as ovelhas.
b) ao fato de estar vindo da casa do lobo.
c) o fato de o lobo estar doente e com fome.
d) ao fato da ovelha ter-se desgarrado e não saber do pacto.

16. Leia:
“O pobre lobo está na agonia e arrependido da guerra que moveu às ovelhas.”
(L. 14-15)
O trecho acima é dito pela raposa. A palavra “guerra” refere-se
a) à disputa pelo território.
b) às caçadas às ovelhas.
c) ao mau-humor do lobo.
d) às palavras ofensivas do lobo.
17. Comparando os textos 1 (O futuro da Terra) e 2 (O Velho Lobo), é correto afirmar
que
a) os dois são narrativas ficcionais.
b) só o primeiro é uma narrativa ficcional.
c) os dois falam de problemas ambientais.
d) só o segundo é uma narrativa ficcional.

TEXTO III

Olê, Olá
I
1 Não
1 Não chore ainda não
2 Que eu tenho um violão
3 E nós vamos cantar,
4 Felicidade aqui
5 Pode passar e ouvir,
6 E se ela for de samba
7 Há de querer ficar.
Texto 3
II
8 Seu padre, toque o sino
9 Que é pra todo mundo saber
10 Que a noite é uma criança,
11 Que o samba é um menino,
12 Que a dor é tão velha
13 Que pode morrer,
14 Olê, olê, olê, olá
15 Tem samba de sobra,
16 Quem sabe sambar
17 Que entre na roda,
18 Que mostre o gingado
19 Mas muito cuidado,
20 Não vale chorar.
III
21 Não chore ainda não
22 Que eu tenho uma razão
23 Pra você não chorar.
24 Amiga, me perdoa
25 Se eu insisto à toa
26 Mas a vida é boa
27 Para quem canta.
IV
28 Meu pinho, toca forte
29 Que é pra todo mundo acordar,
30 Não fale da vida
31 Nem fale da morte
32 Tem dó da menina,
33 Não deixe chorar.
34 Olê, olê, olê, olá,
35 Tem samba de sobra,
36 Quem sabe sambar
37 Que mostre o gingado,
38 Mas muito cuidado,
39 Não vale chorar.
V
40 Não chore ainda não
41 Que eu tenho a impressão
42 Que um samba vem aí,
43 É um samba tão imenso
44 Que eu às vezes penso
45 Vai parar pra ouvir.
VI
46 Luar, espere um pouco
47 Que é pro meu samba poder chegar.
48 Eu sei que o violão
49 Está fraco, está rouco,
50 Mas a minha voz
51 Não cansou de chamar.
52 Olê, olê, olê, olá,
53 Tem samba de sobra,
54 Ninguém quer sambar,
55 Não há mais lugar,
56 O sol chegou antes
57 Do samba chegar
58 Quem passa nem liga
59 Já vai trabalhar
60 E você, minha amiga,
61 Já pode chorar.
(Francisco Buarque de Hollanda – Chico Buarque)

18. Na primeira estrofe, o poeta pede a alguém que não chore. Para convidar essa pessoa a cantar ele diz que
a) tem um violão.
b) a vida é triste.
c) cantar traz felicidade.
d) as pessoas gostam de samba.

19. Leia os versos retirados do texto.
“Que é pra todo mundo saber” (2a estrofe, v. 9)
“Que é pra todo mundo acordar,” (4a estrofe, v. 29)
Avaliação - Gestar II – Língua Portuguesa – 8a série (9o ano) – Ensino Fundamental (Saída) Leitura e Compreensão de Textos 11
Esses versos indicam
a) por qual motivo o padre deve tocar o sino, e o pinho deve tocar forte.
b) as condições impostas para que o padre toque o sino.
c) a comparação entre o que ocorre quando o padre toca o sino e quando o pinho
toca forte.
d) por qual motivo as pessoas devem cantar.
20. Com base na leitura, qual estrofe teve o 1º verso transformado em ilustração?
a) a primeira estrofe.
b) a segunda estrofe.
c) a quarta estrofe.
d) a quinta estrofe.





PRODUÇÃO DE TEXTO

Imagine que você estivesse lendo um texto sobre meio ambiente em um jornal de
grande circulação em sua cidade. Suponha que, nesse texto, o autor tenha defendido a
seguinte ideia:
“Devemos sempre lutar pela preservação do meio ambiente, mas não podemos
esquecer-nos de questionar os custos dessa preservação para a humanidade”.
(CONSTANTINO, R. Prisioneiros da Liberdade, Belo Horizonte: Soler Editora, 2004).

Você concorda com a ideia defendida pelo autor? Escreva uma carta argumentativa
por meio da qual você manifeste concordância ou discordância em relação ao ponto de
vista apresentado no trecho acima. Caso concorde com o ponto de vista do autor, apresente
argumentos e fatos que o reforcem; caso discorde, apresente argumentos e fatos que o
contradigam. Seu texto deverá ser dirigido ao editor do jornal, para ser publicado na seção
de carta dos leitores. Redija, no mínimo, 15 linhas.




87 comentários:

  1. Queri professor Cido, gostaria de obter as resposta s das atividades proposta nos textos acima.
    Grata.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de obter o gabarito.Vc pode postar no blog? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, professor Aparecido!
    Gostaria que postasse o gabarito do texto: "O futuro da terra".
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Pena não ter gabarito. Logo, esse texto se torna ineficiente àqueles que procuram soluções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo perguntas parecidas com as que tem na minha prova MAS SEM RESPOSTA É INVALIDO PRA MIM INFELIZMENTE!

      Excluir
  5. Professor Aparecido adorei o seu trabalho pena que não tem gabarito, mas gostaria que você posta o gabarito dessas atividades;

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dos textos e das questões apresentadas, parabéns.
    Se possível, gostaria do gabarito. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dos textos e as questões mais se for possível eu queria o gabarito!Obg...

    ResponderExcluir
  8. pode me mandar o gabarito thesco51@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Professor seus textos estão maravilhosos Parabéns.Gostaria de obter os gabaritos. claraferreirasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Os textos são ótimos. Se possível me man de o gabarito. Obrigada.EMAIL- giorgia_severo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Professor Cido, Parabéns pelo blog!
    Gostaria que me enviasse por email as respostas destas atividades.
    email: prof.jomar@hotmail.com

    Atenciosamente
    Jomar

    ResponderExcluir
  12. Olá!!! Gostaria de receber as atividades com o gabarito, por favor! Sou prof de português e quero passar as atividades para minhas turmas. email: trevelinsimone@hotmail.com ou trevelinsimone@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc recebeu o gabarito? Caso tenha recebido envia pro meu e-mail por favor... romenia_m@hotmail.com

      Excluir
  13. Oi! Gostaria tbm de receber o gabarito.
    naymeneses20@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber o gabarito, alguém tem e pode me enviar?
    priscila_ivo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber o gabarito, alguém tem e pode me enviar?
    solangecunhaf@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Professor também gostaria de receber a resposta para melhor entendimento e aplicar para meu aluno. Prof. Jane
    wmljane@yahoo.com.br
    agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria do gabarito.Por favor, alguém pode me enviar?
    patricialima-18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá profº Cido,gostei muito dos textos (mas precisamente O futuro da Terra) e gostaria do gabarito. Você pode me enviar, por favor? Ou alguém que já tenha recebido.
    rosecederjpbi@yahoo.com.br

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Bons textos!!! Gostaria de receber o gabarito do texto: O futuro da terra, por favor.
    meu email é vivinribeiro23@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. gostaria de receber o gabarito: o futuro da terra, por favor. meu email e´deniserossato@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MANO VC TEM AS RESPOSTA SE TIVER PASSA AI POR FAVO ?

      Excluir
  22. professor me ajuda com as respostas preciso responder e entregar amanha de manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME MANDE AS RESPOSTAS POR FAVOR FEDELPASSO@HOTMAIL.COM
      OBRIGADAAA

      Excluir
  23. Gostaria de receber por mail as respostas do texto "O Futuro da Terra" nadirmariotti@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá profº Cido,gostei muito dos textos (mas precisamente O futuro da Terra) e gostaria do gabarito. Você pode me enviar, por favor? Ou alguém que já tenha recebido.
    lucka1974@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. prof cido vc pode mim mandar o gabarito por email:babypoly90@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá profº Cido,gostei muito dos textos e gostaria do gabarito. Você pode me enviar, por favor? anapaulaferreira43@gmail.com ficarei mt agradecida

    ResponderExcluir
  27. você pode me mandar o gabarito das atividades. obrigada.
    mirnadb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Você poderia enviar-me o gabarito, por favor!

    ResponderExcluir
  29. me manda o gabarito vs.baeta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de receber o gabarito do primeiro texto, grata!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Você pode enviar o gabarito? lidiene.alves@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde! gostei muito vc pode me enviar o gabarito? silminha_21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. OLÁ! MUITO BOA ESSA ATIVIDADE. PODE ENVIAR PARA MEU EMAIL? naraduarte26@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  34. As atividades são MUITO adequadas, adorei...
    Por favor poderia me enviar o gabarito da atividade "O futuro da terra"
    Se for possível o mais rápido. Grata
    anailujs2@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de receber o gabarito, por gentileza!
    Grato,
    Job.
    jobtaju@ig.com.br

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela atividade, muito bem organizada. Gostaria de desenvolvê-la com meus alunos.É possível me enviar o gabarito? Obrigada.
    decleva4@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá sou a Profª Greice, se possível, gostaria de receber o gabarito. quelicoutinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. ADOREI OS TEXTOS VOU TRABALHAR USANDO -OS, MAS GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE ME ENVIASSE O GABARITO DE RESPOSTAS. GRATA. ABRAÇOS. meu e-mail Cidinha.p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. gostaria de receber o gabarito dessa maravilhosa atividade,por favor

    ResponderExcluir
  40. meu e-mail é guidaanjo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. gostaria q postasse o gabarito do texto O Futuro da Terra, por favor

    ResponderExcluir
  42. Gostaria que mandasse o gabarito do primeiro texto!!!
    alo-bebe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. OLÁ, GOSTARIA DE RECEBER TAMBÉM O GABARITO DO PRIMEIRO TEXTO.
    LETRASUNIFACS2012@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  44. Eu gostaria de receber o gabarito do texto : O velho lobo
    email:savanasandim10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa noite,
    gostaria de receber os gabaritos, se possível, pois apliquei todos os textos e o O FUTURO DA TERRA, ficou como atividade interdisciplinar.
    Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeriaguide@hotmail.com

      Excluir
    2. gostaria de receber o gabarito dessa maravilhosa atividade,por favor

      Excluir
  46. envie o gabarito para
    jon9001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Não tem gabarito, então não vou trabalhar os textos.

    ResponderExcluir
  48. ola gostaria de receber o gabarito do texto o futuro da terra

    ResponderExcluir
  49. envie o gabarito do texto o futuro da terra sandra.aparecida94@yahoo.com

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de receber o gabarito.tamsaboya@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Poderia enviar o gabarito para amanda_usp@hotmail.com? Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Olá, adorei os textos. Poderias me mandar o gabarito. josiprof9@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá, professor, eu também gostaria do gabarito das questões. Poderia, por favor, enviá-lo para mim. lucyanovicente@bol.com.br

    Desde já agradeço.

    Prof. Luciano

    ResponderExcluir
  54. Olá professor!
    Amei os textos e se possível, mande-me o gabarito das questões para: jacy.argolo@bol.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Tb gostaria de receber o gabarito, grata.
    gigifoll@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. poxa gostei...mas só faltou o gabarito...kkkk

    ResponderExcluir
  57. Olá gostaria de receber o gabarito! krisnayne@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. adorei os textos mas gostaria de receber os gabaritos, principalmente do texto o futuro da terra.aninhaphpinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Tem como mandar o gabarito para meu email ?? vitalsantosbarbosa@hotmail.com.
    Grato, att: João!

    ResponderExcluir
  60. Tem como mandar o gabrito pelo meu email??

    danilodutra_@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. tem como mandar o gabarito pelo meu emalil?
    sueli.chantebled@bol.com.br
    obrigado!

    ResponderExcluir
  62. Olá! eu gostaria muito de receber o gabarito do texto I.
    Muito grata!
    lavilacarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. gostei muito das ativ. gostaria de receber o gabarito. é possivel?

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Por favor me envie o gabarito destas atividades.Muito obrigada,Kátia
    rodrigues.katia@superig.com.br

    ResponderExcluir
  66. Por favor, seria possível enviar o gabarito dos textos O futuro da Terra, O velho Lobo e Olê, Olê, Olá? Meu email é sílvia.2011@ig.com.br.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  67. Olá ! Sou prefessora e achei os textos muito interessantes ! Por gentileza, me encaminhe o gabarito do 1 texto ? Obrigada !
    adrismartins1@hotmail.com

    ResponderExcluir




  68. Por favor me envie o gabarito destas atividades.
    elianesousamatos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Olá! Sou professora e gostei do blog e dos textos. Parabéns! Eu também gostaria de receber o gabarito. Meu e-mail jaquemilanese@hotmail.com Obrigada, Abraço

    ResponderExcluir
  70. Olá sou professora, gostei muito do tema dos texto e das questões, sera que teria como enviar o gabarito para o meu email por gentileza. meu email é regi_pb@hotmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  71. Olá,poderia enviar os gabaritos para meu e-mail por favor?? picezinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde!
    Há possibilidade de você enviar os gabaritos para o meu e-mail: morehjl@gmail.com. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Preciso deste gabarito, por gentileza! E- mail: ddcofranca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Gostaria de receber o gabarito. pode me enviar hoje? dezinha0802@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. Oi, gostei muito dos textos e gostaria de receber o gabarito por imail, obrigada. aidedealmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Gostaria do gabarito.Por favor, alguém pode me enviar?
    pixocardoso@gmail.com

    ResponderExcluir